Ato no Rio pede anistia a condenados pelos ataques de 8 de janeiro

Seja bem-vindo
Aracaju,26/04/2025

  • A +
  • A -

Ato no Rio pede anistia a condenados pelos ataques de 8 de janeiro

agenciabrasil.ebc.com.br
Ato no Rio pede anistia a condenados pelos ataques de 8 de janeiro



O ato realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, neste domingo, no Rio de Janeiro, ocupou um trecho da orla da praia de Copacabana, na zona sul da cidade. A manifestação tenta pressionar o Congresso Nacional a dar andamento aos projetos de lei que propõem a extinção da punição aos envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 08 de janeiro de 2023. 

No evento, organizado pelo pastor Silas Malafaia, apoiadores, políticos de direita, defenderam a anistia aos réus condenados. Entre os políticos presentes, quatro governadores: Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Claudio Castro, do Rio de Janeiro, Jorginho Mello, de Santa Catarina, e Mauro Mendes, do Mato Grosso.



Em trecho do discurso, no qual se defendeu das acusações de tentativa de Golpe e pediu anistia para os presos do 8 de janeiro, Bolsonaro garantiu que não fugiria do país.



No dia 08 de janeiro de 2023, o Brasil se chocou com os atos de vandalismo que destruíram mobiliário, obras de arte e objetos históricos, além de gabinetes, vidraças, equipamentos eletrônicos e outros bens das sedes dos três poderes, na capital federal. Mais de 1400 pessoas foram presas, e o Ministério Público Federal ofereceu denúncias contra 1700  envolvidos nos ataques.



Até dezembro de 2024, 370 pessoas já haviam sido condenadas pelos crimes relacionados aos ataques, entre eles golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano qualificado. Outras QUINHENTAS assinaram acordos na Justiça. No último dia 7, mais  63  pessoas foram condenadas a penas que chegam a 14 anos de prisão.

Agência Brasil







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.